sábado, 4 de julho de 2009

Chaz Bono

Notícias : como cuscar a vida dos outros de forma aceite e teóricamente ética.






Chaz Bono, former Chastity Bono (mais conhecida por Chas, graças ao amor pelo lindo nome que a mãe lhe deu, hihi), vai mudar de sexo. Confesso que, apesar de não estar propriamente à espera, também nao foi algo que me espantasse assim taaanto. Admiro a coragem de expôr a questão ao conhecimento público, bem se sabe como elas mordem em meros coming outs, quanto mais isto...

Cá por mim acho óptimo, as pessoas querem-se felizes e contentes e não a ser apenas o que é suposto, apenas porque é suposto, não faço julgamento nenhum porque só sabe quem lá está e apoio a coragem que é preciso para tomar tal decisão. :)





(Piadinha má: por fora também não se deve notar muito hihihi xD)


Introduções à parte, o que eu queria comentar mesmo era a reacção que a sua mãe teve, ou melhor, a declaração que tornou pública.


Quanto Chas se assumiu como lésbica, consta que a mãe foi a última pessoa a saber e a aperceber-se (bom.... à minha eu não precisei de explicar e ela não anda própriamente no showbiz!...), o que, já de si, não augurava nada de bom... Acontece que a reacção não foi mesmo a melhor e, segundo @ própri@ Chas, e a aceitação não foi automática. Felizmente, a coisa recompôs-se da melhor forma :)

Espantou-me desde logo que a Cher, sendo tão gay friendly e estando tão dentro do meio, em relação a amigos, fans, ex-namorados, não se tenha apercebido de algo que para a sua filha foi tão óbvio desde tão cedo...(é que nem todos esbarram com a parede só aos 20 ou 30 anos...:P)

Quanto à aceitação, enfim, já se sabe que com os outros é muito bonitinho, mas quando nos cai em casa é muito diferente e aí é que se ve a tolerância que realmente temos ou que apenas julgávamos ter. Não digo por mal, acredito que nos podemos surpreender a nós mesmos, pela positiva e pela negativa, e nem sempre reagimos e agimos como desejaríamos ou como pensaríamos.


Divagações à parte, eu queria mesmo era falar da reacção da Cher à mudança de género d@ filh@.


“She is embarking on a difficult journey, but one that I will support. I respect the courage it takes to go through this transition in the glare of public scrutiny”


“Although I may not understand, I will strive to be understanding. The one thing that will never change is my abiding love for my child.”


Para além do óbvio cuidado com que foi feita toda a declaração, toca-me a honestidade de "Although I may not understand, I will strive to be understanding." Pois é, ninguém disse que ser mãe era fácil...

Para uma mãe, mais que para todos os outros, deve ser realmente complicado trocar um nome feminino por um masculino (ou vice-versa). Sim, se eu tivesse que começar a chamar pai à minha mãe, é provável que a coisa não me saísse assim muito naturalmente...
Daí me ter ficado na atenção o pormenor do "child".

Em português não seria tão fácil dar a volta à questão...



Conclusao: que sejam felizes : )




(Não resisto a pôr aqui uma foto do "antes", até porque acho digno de se apreciar como a Chas era uma miúda engraçada e como tinha uma mãe bem bo... bonita :P E também confesso que, se tivesse no lugar dela, tava danadinha por não ter saído à mãe :P)




P.S.- Perdão pela confusão de género e de @'s, mas (perguntinha inocente, com voz infantil e olhos de bambi), ela no passado ainda era uma menina, certo?

Sem comentários: